Os wikis atingiram um elevado patamar de expansão e já abrangem uma miríade impensável de assuntos, iniciativas, grupos, organizações, etc.
A nível de bibliotecas temos wikis de Listas como Blooging Libraries Wiki, impulsionado por Amanda Etches-Johnson, que entre alguns milhares de blogues listados também inclui blogues portugueses (alguns que também acresci). No mais recente “Academic Blog Portal”, impulsionado por Henry Farrel, também inclui um “University Librarians Blogs”
Depois existem centenas de bibliotecas que já constroem os seus próprios wikis, como por exemplo as Bibliotecas da Universidade de Ohio (citada no post anterior) ou a Biblioteca Pública de St Joseph County.
Wikis de bibliotecas com objectivos específicos são, por exemplo o wiki dos funcionários das biblioteca da Universidade de Minnesota (excelente), ou o wiki de Recursos de Ensino, da Doucette Library da Universidade de Calgary, ou mesmo o wiki para formação de funcionários da biblioteca de Antioch, de New England. Aliás considero que a funcionalidade dos wikis é melhor potenciada em utilizações específicas, de projectos e iniciativas de âmbito colectivo.
Os wikis citados são todos concernentes a bibliotecas anglo-saxónicas. A verdade é que uma relevante parte destas bibliotecas já têm o seu website, o seu forúm, os seus canais virtuais de comunicação em tempo real com os utilizadores, a sua biblioteca digital, os seus repositórios digitais, o seu blog,… e o seu wiki.
O wiki da Biblioteca Nacional Digital também está muito bem concebido.
Etiquetas: Blogues Wikis e Bibliotecas, Fontes de Informação, Informática Internet e Bibliotecas |